Translate

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Uma análise do livro "Teoria da acidez na Aterosclerose: Novas Evidências", 2012 (Versão em inglês)

Uma leitura obrigatória para quaisquer pessoas que estejam tomando estatinas

Por Dr. Stephanie Seneff, Pesquisadora e Cientista Sênior, MIT*. Review na Amazon.com

Este é um livro fabuloso, altamente recomendado para quem tem alguma dúvida sobre a teoria lipídica para a doença cardiovascular. O livro é cheio de observações fascinantes a cada virada de página. A escrita não é suavizada para as massas (também não é uma leitura "fácil") mas, por outro lado, o autor não se apega ao jargão biológico que pode ser confuso para o não-especialista.

A premissa básica do livro é que a doença cardiovascular é causada pelo acúmulo de ácido no sangue o que, por sua vez, é causada por excitação do sistema nervoso simpático. Cada capítulo é curto e atraente, com base nessa teoria com o apoio de uma diferente inclinação. Embora os detalhes sejam deixados de fora, uma longa lista de referências no final de cada capítulo permite que o interessados possam ler mais para se aprofundarem se assim o desejarem.

O livro explica de forma fácil muitas associações observadas na doença cardíaca. Por exemplo, o fumo de cigarros é um fator de risco porque a nicotina estimula o sistema nervoso simpático. A meditação reduz o risco porque a respiração profunda promove a expulsão de dióxido de carbono, um promotor de ácido. Um fato recentemente aprendido, e que eu aproveitei, foi o de que as glândulas supra-renais produzem um glicosideo cardíaco natural semelhante à digoxina, que é utilizada terapeuticamente no tratamento de insuficiência cardíaca. O colesterol é o substrato, e as estatinas interferem com a sua síntese, o que pode ajudar a explicar a associação observada entre a terapia com estatinas e a insuficiência cardíaca.

No momento em que você chegar ao capítulo final, você terá visto claramente como todos os fatores de risco para a doença cardiovascular poderão ser explicados pela teoria da acidez, e este é o lugar onde o livro coloca para fora de forma "pura e simples", unindo toda a informação. Depois de ter lido este livro, você nunca mais vai acreditar que a redução dos níveis de LDL tem qualquer mérito no tratamento de doenças cardiovasculares.

*Homepage of Dr. Stephanie Seneff at MIT:
http://people.csail.mit.edu/seneff
*Dr. Stephanie Seneff essay on sulfur and heart disease and other chronic diseases:
http://people.csail.mit.edu/seneff/sulfur_obesity_alzheimers_muscle_wasting.html
*Dr. Stephanie Seneff interviewed by Dr. Mercola:
http://articles.mercola.com/sites/articles/archive/2011/09/17/stephanie-seneff-on-sulfur.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário